Baterias SLA - Gel - Estacionamento ao Sol


  • Houve a necessidade de investigar o fenómeno da deformação irreversível nas baterias SLA-Gel (seladas ácidas) como o que foi por vezes encontrado em situações sem grande razão aparente.

    O fenómeno é conhecido e tem nome, chama-se "Thermal Runaway" (descontrolo térmico). Esta situação dá-se na descarga tipicamente com temperatura ambiente elevada. O veículo depois de estar uma tarde ao sol tem as baterias a uma temperatura muito próxima ou até acima do limite máximo permitido de utilização (50°C). Quando o utilizador usa normalmente o veículo nesta situação gera-se um calor anormal no interior da bateria que provoca um aumento adicional de temperatura que por sua vez agrava o problema. É um ciclo vicioso que tem como consequência o atingir de temperaturas superiores a 200°C no interior da bateria daí o estado calamitoso dos polímeros do invólucro da bateria e ventilação e secagem do electrólito interno com a consequente diminuição irreversível da capacidade da bateria.

    Este fenómeno é muito mais raro nos países de clima mais frio (Norte da Europa / Canadá) e mais comum cá no Algarve.

    Eu próprio já encontrei na telemetria do iBMS Pb valores de 46°C de temperatura máxima registados após estacionamento ao Sol.

    Nas baterias "flooded" faz-se um furo na tampa superior para instalar um sensor e avaliar a temperatura interna. Nas baterias SLA não é possível perfurar o invólucro pois a contaminação da atmosfera interna invalida a garantia por comprometer a recombinação gasosa. Nas baterias SLA quando o sistema de gestão não está instalado por cima das baterias deverá ser instalado um sensor de temperatura externo no topo de uma das baterias que será depois cablado até à placa.

    O estacionamento ao sol no Verão deveria ser um comportamento a evitar nestes veículos.
    Imagem
    Avatar do Utilizador
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Muito interessante
    Avatar do Utilizador
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira



Voltar para Baterias




Informação
  • Quem está ligado:
  • Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante
cron