Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Sugestões para futuros encontros

  • NOTA DE APRESENTAÇÃO
    DIRIGIDA AOS FÓRUNS E GRUPOS DE MOBILIDADE ELÉTRICA
    (Publicada em: Nova Energia, NissanLeafPT, E-Forum, Prius-PT e grupo “Mobilidade Sustentável”)

    Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

    Em Portugal, a mobilidade elétrica tem vindo a dar alguns passos desde há vários anos. Mesmo antes de se ouvir falar em Mobi.E, carros elétricos, baterias, autonomia elétrica, pontos de carga rápida, etc, já um reduzido número de membros destes fóruns se aventurava diariamente a bordo de scooters elétricas. Há cerca de meia dúzia de anos, era possível enumerá-los muito facilmente, pois eram pouquíssimos. Hoje - em 2015 - são algumas centenas os proprietários de VE, e perto de dois milhares os participantes e simpatizantes nos fóruns da especialidade.
    Ao longo do tempo viu-se crescer a comunidade elétrica tendo-se tornado mais participativa e interventiva. Foi solicitando pontos de carga; promovendo encontros de veículos elétricos pelo país; conhecendo pessoas; publicitando vantagens, benefícios e custos de utilização; divulgando modelos e características de veículos; esclarecendo problemas, avarias e dúvidas; enfim… foi amadurecendo em nome de uma causa maior que se faz acompanhar da eficiência energética e da sustentabilidade.
    Todavia, a maior parte dos esforços tem sido realizada em nome individual. Para preencher uma espécie de vazio que pairava à volta desta comunidade, deu-se mais um passo – criar uma entidade representativa. Assim surgiu a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: a UVE. Em outubro e novembro, um pequeno grupo de pessoas foi preparando o terreno para edificar uma associação que possa representar proprietários e simpatizantes de VE, mas de um modo oficial e legítimo.
    À data desta nota explicativa, estão em andamento uma série de passos burocráticos necessários à realização da escritura que ocorrerá no próximo dia seis de dezembro, em Coimbra.
    A partir de janeiro de 2016, a UVE poderá começar a receber associados no seu portal (http://www.uve.pt, ainda offline). Sucintamente, pretende criar-se um grupo de trabalho ativo e colaborativo para que a mobilidade elétrica faça parte de cada vez mais pessoas. É verdade que muitas são as pessoas que têm dado o seu contributo individual, pois basta ler o conteúdo dos fóruns. A partir de 2016 pretende-se que a união de todos esses contributos se transforme numa força bem direcionada e dirigida às entidades oficiais.
    No final de fevereiro de 2016 está prevista a apresentação formal da UVE. O local e data serão anunciados a posteriori. Entretanto, no início do próximo ano o portal irá ficar online e mais informação irá ser disponibilizada.
    Para terminar esta nota apresenta-se o Artigo 3.º da UVE. Alguns de vós irão sentir-se identificados com a sua redação e, certamente, ficarão com vontade de participar neste projeto.

    Até breve!


    “Artigo 3.º - Objetivos e atividades
    1. A UVE é uma associação composta por utilizadores e entusiastas de veículos elétricos, quer sejam cem por cento elétricos ou híbridos plug-in, e tem por objetivo impulsionar a Mobilidade Elétrica através da divulgação dos veículos elétricos à venda em Portugal, das inovações apresentadas pelo mercado, da realização de Encontros, Conferências e ações de formação sobre a Mobilidade Elétrica nos seus diferentes âmbitos: os veículos, a sua condução, as baterias e os sistemas de carregamento, e ainda, a promoção e divulgação da infraestrutura de carregamento público e privado e de uma política de incentivos públicos.
    2. São principais atividades da Associação:
    2.1. Promover o diálogo com empresas e entidades públicas do setor dos veículos elétricos;
    2.2. Sensibilizar o maior número de autarquias e de organismos públicos da necessidade de criar e ampliar a infraestrutura pública de carga normal, semirrápida e rápida;
    2.3. Apoiar a promoção, o assessoramento e atuar como plataforma informativa na implantação do veículo elétrico por parte das empresas públicas e privadas;
    2.4. Criar e manter atualizado o portal da Associação - http://www.uve.pt.”
    (Retirado de: Estatutos da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, 2015)
    pafi
     
    Mensagens: 122
    Registado: 25 mai 2014, 12:23


  • Muito bom .

    Aqui na Ilha da Madeira não posso fazer muito. Mas no que puder estou disponível.
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira


  • :mrgreen:
    Grande iniciativa. Cada vez se sente mais a necessidade de acções concertadas por estruturas de grupo e representativas.
    Fico a aguardar pormenores ;)
    Batotinha
     
    Mensagens: 197
    Registado: 16 mai 2014, 22:34


  • A criação desta associação faz todo o sentido.
    Agora que temos um governo duma área política que já deu mostras de preocupações com a mobilidade eléctrica e exactamente hoje se discute em Paris as questões ambientais.
    afreitas
     
    Mensagens: 724
    Registado: 10 mai 2014, 02:56


  • Parabéns pela iniciativa!
    hjmrodrigues
     
    Mensagens: 18
    Registado: 16 jun 2014, 01:40


  • Excelente iniciativa.

    Vou ficar atento e estarei disponível para colaborar.

    Continua a haver muito a fazer nesta área.
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Apoiado.
    Vou divulgar.
    RAA
     
    Mensagens: 199
    Registado: 16 mai 2014, 01:17
    Localização: Matosinhos


  • Aí está ele!

    Imagem
    pafi
     
    Mensagens: 122
    Registado: 25 mai 2014, 12:23


  • NOTA DE IMPRENSA
    Criação da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – UVE
    Coimbra, 6 de dezembro de 2015

    No dia seis de dezembro de dois mil e quinze, na Cervejaria Praxis (Coimbra), realizou-se a escritura pública de constituição da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.
    Esta associação sem fins lucrativos surgiu a partir da necessidade de representar oficialmente e dar voz a uma já significativa comunidade de proprietários, utilizadores e simpatizantes de veículos elétricos (VE’s) em Portugal.
    Até à data, existem fóruns digitais sobre o tema, a saber: Nova Energia, NissanLeafPT, E-Fórum, Prius-PT e o grupo do Facebook “Mobilidade Sustentável”. Ao longo de vários anos, muitos têm sido os esforços realizados para divulgar informação recolhida sobre a utilização quotidiana dos VE’s, pois eles existem e já circulam pelo país há vários anos. Na sequência dessa divulgação, estes fóruns têm funcionado como uma amostra representativa da sociedade civil sobre a eficiência dos VE’s (carros, motas e bicicletas elétricas). A pedra de toque tem sido: a realização de encontros de VE’s (locais, regionais e nacionais); a publicação de informação recolhida com base nas vivências de cada utilizador de um VE; o contacto com entidades oficiais – públicas, privadas, empresas, restauração, centros comerciais, autarquias, e fabricantes de veículos e de equipamentos de carregamento de VE´s.
    Todavia, o trabalho desenvolvido tem sido feito em nome individual. Notou-se, mês após mês, que a passagem da mensagem da mobilidade elétrica seria mais profícua se fosse levada pela voz de uma associação, com personalidade jurídica e representativa da comunidade dos utilizadores de VE´s. Assim sendo, nos últimos meses do ano em curso, um grupo de cidadãos, entusiastas da mobilidade elétrica, reuniu condições para registar um nome, um logótipo, criar um portal, elaborar estatutos, e finalmente realizar a escritura pública da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos – UVE.
    A partir do dia seis de dezembro de dois mil e quinze, a UVE existe. Nos estatutos aprovados, pode ler-se que a UVE apresenta-se como “(…) uma associação composta por utilizadores e entusiastas de veículos elétricos, quer sejam cem por cento elétricos ou híbridos plug-in, e tem por objetivo impulsionar a mobilidade elétrica através da divulgação dos veículos elétricos à venda em Portugal, das inovações apresentadas pelo mercado, da realização de encontros, conferências e ações de formação sobre a mobilidade elétrica nos seus diferentes âmbitos: os veículos, a sua condução, as baterias e os sistemas de carregamento, e ainda, a promoção e divulgação da infraestrutura de carregamento público e privado e de uma política de incentivos públicos.”
    As suas principais atividades são: “Promover o diálogo com empresas e entidades públicas do setor dos veículos elétricos; Sensibilizar o maior número de autarquias e de organismos públicos da necessidade de criar e ampliar a infraestrutura pública de carga normal, semirrápida e rápida; Apoiar a promoção, o assessoramento e atuar como plataforma informativa na implantação do veículo elétrico por parte das empresas públicas e privadas; e, criar e manter atualizado o portal da associação – http://www.uve.pt”, atualmente em construção.
    As tarefas que a UVE tem pela frente são enormes mas extremamente motivadoras, e chegam no timing perfeito para o desenvolvimento da mobilidade elétrica. Novo governo, legislação já aprovada e que carece de implementação, corredores de estações de carregamento a ligar França a Portugal, novos modelos de veículos a serem lançados com mais autonomia, aumento das emissões de gases nocivos e poluentes, alterações climáticas e restrições ao tráfego automóvel nas grandes cidades.
    Para terminar, ficam apenas algumas informações de cariz técnico e económico. As pessoas que participaram neste encontro deslocaram-se até Coimbra em automóveis 100% elétricos, automóveis plug-in, e mota e bicicleta elétricas. A maioria utilizou as estações de carga rápida (PCR´s) instaladas na A1 em Aveiras e Pombal.
    No caso dos carros puramente elétricos, o custo por cada 100 km percorridos ronda os 2,5€. No caso da mota e bicicleta, o custo desce para os 0,70€ e 0,20€ por cada 100km percorridos, respetivamente. Estes valores poderiam ser ainda mais reduzidos caso se fizesse uso de uma tarifa bi-horária. No total estiveram reunidos 14 VE’s nas instalações da Praxis, e todos os VE´s foram carregados em vulgares tomadas.
    Estiveram presentes associados fundadores de Guimarães, Felgueiras, Porto, Aveiro, Coimbra, Benavente, Sintra, Lisboa, Sesimbra e Évora.
    É isto a mobilidade elétrica: elevada eficiência energética associada à ausência ou baixas emissões locais de partículas, tudo isso envolto em baixo custo de utilização.

    Existem na sociedade os faladores e os fazedores (the talkers and the doers), sempre estivemos do lado dos fazedores, e, mais uma vez, em comunidade, damos a prioridade ao fazer, fazer acontecer.

    A comissão Instaladora da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos

    Imagem
    pafi
     
    Mensagens: 122
    Registado: 25 mai 2014, 12:23


  • Aqui vão algumas fotos da criação da UVE em Coimbra.

    Os associados fundadores:

    Imagem

    Imagem

    Os carros, as motos e a bicicleta:

    Imagem

    O local, a cervejaria Praxis, a quem agradecemos a disponibilidade e a forma magnífica como fomos recebidos:

    Imagem

    Imagem

    Foi nomeada uma Comissão Instaladora que tem como missão concluir até ao final do ano em curso, todos os procedimentos administrativos e legais.
    UVE
     
    Mensagens: 372
    Registado: 08 dez 2015, 17:20

Próximo


Voltar para Ideias e Projetos