Novo modelo - Bicicleta tipo scooter Vortex One

• Hoje, 12-12-2015, nasce o novo modelo VORTEX ONE.
    Após teste real em estrada e vários tipos de pavimento verifica-se:
    a) - Excelente comportamento das suspensões - Até apetece circular sobre paralelos e mau piso.
    b) - Excelente capacidade de travagem - Graças ao travão de Disco hidraulico na roda dianteira
    c) - Excelente Autonomia - Fez hoje 62 km, (Maia / Ermesinde / Santo Tirso / Maia) com uma só carga.
    d) - Painel de instrumentos digital com indicador de carga por barras, Km percorridos e velocidade instantânea.
    f) - Farol de iluminação com máximos e médios.
    g) - Cruise control (botão verde no punho direito)
    h) - Espelhos aerodinamicos.
    Anexos
    one .2.jpg
    one .2.jpg (173.61 KiB) Visualizado 7023 vezes
    one .1.jpg
    one .1.jpg (192.47 KiB) Visualizado 7023 vezes
    one ..jpg
    one ..jpg (148.48 KiB) Visualizado 7023 vezes
    afreitas

Registado: 10 mai 2014, 02:56

• Gosto em particular deste modelo! Na de teste drive, pude verificar que o seu controlador era de onda pura, tornando ainda mais silenciosa e económica. Mas posso estar a confundir...?
    A robustez parece ser palavra de ordem neste modelo. Às vezes até me pergunto, será que era necessário tanto??
    Aqueles travões de disco parecem os de um motociclo. Pena é que ainda assim continua a ser um velocipede e sua velocidade máxima permitida de 25Km/h, mesmo que por um pouco ultrapassada, não faz deste veiculo um ciclomotor, quanto mais um motociclo.
    Um pouco menos de espetaculo nestes acessórios e um pouco mais investimento nas baterias, era um veiculo de eleição para mim.
    Espero passar a ver muitos destes exemplares por terras aveirenses, que tanto sucesso por cá fazem.
    Jorge Rocha

Registado: 18 mai 2014, 23:56

• Não só gosto do seu design como também de suas performances, sua envergadura que se traduz em segurança e conforto, e o mais apetecido, seu controlador de onda pura, proporcionando uma maior eficiência e prazer de condução.
    A travagem regenerativa pode ser activada neste belo controlador, bastando colocar a ficha de fios azuis ligada entre si.
    O cruise control é também agradável, por se fixar à corrente e não à velocidade, permitindo assim uma melhor gestão energética.

As suspensões neste velocípede eléctrico são realmente uma coisa fora de série neste tipo de veículos. Muito bom mesmo!
    Jorge Rocha

Registado: 18 mai 2014, 23:56

• Adquiri esta quase scooter , notei que as ligações eléctricas de iluminação não estão isoladas , nos dias chuvosos não vou poder andar com ela pois não me sinto seguro , pois não sei como estará o isolamento das outras ligações eléctricas principalmente na parte das baterias .

Em media vou andar com esta quase scooter 30 km por dia , vou andar com ela por vários tipos de piso , por isso vou testar a sua resistência ao máximo .

A única coisa que não gosto nesta quase scooter são os pedais .
    CMatomic

Registado: 14 mar 2016, 23:42

• Após longas horas de condução desta viatura , recomendo a conduzir com os pés sobre os pedais pois garante uma posição confortável de condução .
    CMatomic

• Exactamente. Todas as bicicletas devem ser conduzidas com os pés nos pedais. Aliás, a lei impede que se retire os pés dos pedais e as mãos do guiador.
    Mas nos modelos de bicicletas tipo scooter, cujas baterias se situem sob o tapete, ainda é mais importante ter os pés nos pedais, para mais conforto e mais segurança.
    Concordo que este modelo (ONE) tem no posicionamento dos pedais e no comprimento dos cranks os seus pontos fracos.
    A maioria das bicicletas tipo scooter foram pensadas sem pedais, pois a lei de grande parte dos países onde se usam, não obriga à colocação de pedais. Assim, para os países que obrigam estes veículos equipados com pedais, monta-se um sistema que não deixa de ter efeito de tracção à roda posterior por meio de corrente e rodas dentadas tal como os velocípedes, mas está lá mais para cumprir a lei, do que propriamente para ser utilizado.
    A europa é excessivamente legisladora o que por vezes aniquila funcionalidades, industria, produtos etc. A segurança é muito importante, mas em muitas situações complicam o acessório e descuram o essencial ou determinante.
    Por exemplo: Na europa as bicicletas eléctricas são limitadas na velocidade e na potência, respectivamente 25Kmh e 250W. Nos E.U.A. 35Kmh e 500W.
    Qual é diferença na segurança entre 25 e 35Kmh? – As bicicletas normais com pneus finíssimos (corrida) atingem 80Kmh.!!!. Que diferença faz à segurança 250 ou 500W?.
    Por outro lado, não é mas deveria ser exigível um seguro obrigatório de responsabilidade civil a todos os velocípedes com motor seja eléctrico ou de explosão interna, pois um atropelamento ou choque com outro veículo pode causar danos ou estragos que se o causador não tiver meios de ressarcir coloca em causa isso sim, a segurança de outrém e o equilíbrio das responsabilidades sociais.
    Sempre ouvi dizer: Legislador legisla o mínimo que puderes.
    afreitas

• Mais uma recomendação , neste caso de segurança , sempre que descolorarem esta quase scooter a pé , é importante desligar o motor , pois mesmo que não toquem no acelerador , por vezes os pedais deslocam-se para a frente isso faz accionar o motor e acelerar .
    CMatomic

• CMatomic Escreveu:Mais uma recomendação , neste caso de segurança , sempre que descolorarem esta quase scooter a pé , é importante desligar o motor , pois mesmo que não toquem no acelerador , por vezes os pedais deslocam-se para a frente isso faz accionar o motor e acelerar .

Eu não devia dizer isto. O sistema pedaleiro e o sensor nele instalado é segundo a lei, para parar o motor sempre que o ciclista deixa de pedalar, mas a verdade é que em minha opinião a segurança sobrepõe-se a tudo o que o legislador possa legislar.

Se eu utilizasse este tipo de veículos com muita regularidade, desligava-lhe o sensor do pedaleiro por constituir vários riscos:

1 - O CMaotomic tem razão: quando a corrente ganha um pouco de folga (normal com a utilização) a rotação da roda posterior faz rodar o pedaleiro e o motor arranca com toda a energia disponível.

2 - Quando a roda livre fica sem lubrificação interna, ou se lhe entra humidade, torna-se mais presa e faz movimentar o pedaleiro com as mesmas consequências do ponto 1.

3 - Se porventura tiver a bicicleta no descanso central estacionada ou para alguma manutenção de serviço, desligue sempre a chave de ignição, pois qualquer movimento dos pedais fará arrancar o motor e se houver mãos por perto a possibilidade de acidente é grande. As crianças são por natureza curiosas e gostam particularmente de mexer nas partes móveis como os pedais. etc.etc.
    afreitas

• afreitas Escreveu:
    CMatomic Escreveu:Mais uma recomendação , neste caso de segurança , sempre que descolorarem esta quase scooter a pé , é importante desligar o motor , pois mesmo que não toquem no acelerador , por vezes os pedais deslocam-se para a frente isso faz accionar o motor e acelerar .

Eu não devia dizer isto. O sistema pedaleiro e o sensor nele instalado é segundo a lei, para parar o motor sempre que o ciclista deixa de pedalar, mas a verdade é que em minha opinião a segurança sobrepõe-se a tudo o que o legislador possa legislar.

Se eu utilizasse este tipo de veículos com muita regularidade, desligava-lhe o sensor do pedaleiro por constituir vários riscos:

1 - O CMaotomic tem razão: quando a corrente ganha um pouco de folga (normal com a utilização) a rotação da roda posterior faz rodar o pedaleiro e o motor arranca com toda a energia disponível.

2 - Quando a roda livre fica sem lubrificação interna, ou se lhe entra humidade, torna-se mais presa e faz movimentar o pedaleiro com as mesmas consequências do ponto 1.

Isso também pode acontecer com a perda da lubrificação na zona da corrente/roda dentada. Já me aconteceu os pedais comçarem a rodar que nem malucos só por a mota andar, o que tornava bastante difícil controlar a velocidade. Um bocadinho de óleo na roda dentada traseira e resolveu o problema.
    rnlcarlov

Registado: 27 mai 2014, 16:12

• Após uns bons kilometros a corrente soltou-se , parente tal risco , arranjei um alicate e cortei o cabo do sensor dos pedais , é claro deverei colocar a corrente de novo para não ter problemas com a lei , mas o sensor esse nunca mais quer saber dele .
    CMatomic

Próximo

Voltar para Gingabike

Informação
  • Quem está ligado:
  • Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante