Quase scooter convertida para Life


  • Que acessórios fantásticos. Já tinha visto esse medidor de carga isolado, mas nunca pensei que se pudesse instalar no pack desse modo. Como as quase scooters em geral não têm um medidor carga é uma grande mais-valia.
    De qualquer forma o preço pela conversão parece ter sido muito bom. Ainda para mais com células headway.
    rnlcarlov
     
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  • rnlcarlov Escreveu:Que acessórios fantásticos. Já tinha visto esse medidor de carga isolado, mas nunca pensei que se pudesse instalar no pack desse modo. Como as quase scooters em geral não têm um medidor carga é uma grande mais-valia.
    De qualquer forma o preço pela conversão parece ter sido muito bom. Ainda para mais com células headway.

    Muito fácil de instalar e muito barato. Foi tudo homemade.
    Não há diferença de preço entre as Headway e as Wina. Actualmente 16 celulas 10ah custam cerca de 300€ (com impostos e portes incluídos)

    Primeira fase do teste...
    34km percorridos. Velocidade media 28km/h.
    O bms cortou definitivamente estavam consumidos 9,6ah, segundo o medidor de carga.

    A segunda fase...
    Carga completa - 660Wh em 2:45H

    No final da carga, o medidor apresentava apenas 98% de carga e não os 100%. Tenho de afinar melhor o aparelho...

    No primeiro teste fiz 36km e a carga completa consumiu 700W na tomada
    Parece existir uma degradação de 5%.
    Vou configurar o medidor de carga para células de 9ah e assim fica com uma reserva de 0,6ah
    marcopns
     
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  • Quantos km tem aproximadamente esse pack ?
    MRider
     
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  • MRider Escreveu:Quantos km tem aproximadamente esse pack ?

    Resposta difícil... o antigo conta-km avariou ainda em meados de 2012 com mais de 3 000kms contados. Seguramente tem mais de 10 000kms.
    marcopns
     
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  • marcopns Escreveu:
    MRider Escreveu:Quantos km tem aproximadamente esse pack ?

    Resposta difícil... o antigo conta-km avariou ainda em meados de 2012 com mais de 3 000kms contados. Seguramente tem mais de 10 000kms.


    Muito bom 8-)
    MRider
     
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  • Anotaste a temperatura ambiente a que foram efectuados ambos os testes Marco?
    MVS
     
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  • MVS Escreveu:Anotaste a temperatura ambiente a que foram efectuados ambos os testes Marco?

    Hoje o ciclo-computador marcava 23º.

    O primeiro teste feito em 2011 não anotei, sei apenas que foi feito no dia 1 de Dezembro. Por esses dias as temperaturas costumam rondar os 15º durante a tarde.

    Acho a degradação de 5% muito elevada...
    marcopns
     
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  • Também me parece pela minha experiência. Mas sem qualquer motivo para preocupação.

    A degradação também não é linear. Vai-se agravando com a idade e o número de ciclos.
    MVS
     
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  • marcopns Escreveu:O bms cortou definitivamente estavam consumidos 9,6ah, segundo o medidor de carga.


    Cortou aos 9,6? Sendo as células de 10 Ah, o BMS não deveria ter cortado bastante antes, tipo a 80% de descarga?
    rnlcarlov
     
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  • rnlcarlov Escreveu:
    marcopns Escreveu:O bms cortou definitivamente estavam consumidos 9,6ah, segundo o medidor de carga.


    Cortou aos 9,6? Sendo as células de 10 Ah, o BMS não deveria ter cortado bastante antes, tipo a 80% de descarga?

    Este bms corta aos 2V e aos 3,9V, valores fixos que não dão para alterar. A Headway anuncia os 2V como tensão mínima de corte.
    Há outras marcas de baterias com diferentes tensões de corte, por exemplo a Wina é 2,5V.

    O que o bms tem de fazer é cortar quando uma das células atinge a voltagem mínima recomendada, 2V nas Headway e 2,5V nas Wina.
    Não significa no entanto que restem 20% de carga nas baterias... o valor de SOC nada interessa para o caso.
    É claro que fica sempre alguma carga restante nas baterias que pode ser extraída usando menores correntes de descarga... mas se o fizermos só estamos a estragar o material.
    marcopns
     
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