Destaque classificado GOVECS GO!S1.4



  • Não parece mau.


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    ICEM4N - Predator 70Ah
    32.000km - 17/09/2011
    ICEMAN - RICARDO COSTA
    PREDATOR 70Ah -> 09/2011 -> 36.000km
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    ICEMAN
     
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  • Govecs S1.4

    Compilação de algumas características que não são fáceis de encontrar:

    Velocidade máxima: 45Km/h
    Tensão: 72V
    Energia aprox. do pack: 1.5KWh
    Capacidade: 20Ah
    Células: Li-Ion (Samsung ICR18650) de apenas 800 ciclos numa configuração 20s(11p)

    Esta química envelhece de forma muito precoce em relação á química LiFePO4 (2000 ciclos 80% DOD).

    Com muito, muito cuidado no acelerador o modelo poderá fazer cerca de 42Km.

    Na minha opinião meramente pessoal. A longevidade de 50,000km para o pack de baterias é irrealista para um modelo de tão pouca autonomia. Tendo em linha de conta o reduzido número de ciclos expectável para esta química de baterias um valor máximo de 30,000Km será mais aceitável e o valor mais provável serão cerca de 25,000Km.

    Tenho curiosidade em saber se o BMS no interior da caixa de baterias removível efectua os devidos balanceamentos. Tenho visto problemas nesta área em packs removíveis com esta química noutras marcas. Para não produzir calor dentro da caixa de baterias o BMS efectua uma mera função de protecção. No prazo de um ano sem qualquer uso do veículo e mesmo com carregamentos mensais de manutenção o desbalanceamento que verifiquei era de cerca de 50% (7,5Ah numa mala de 15Ah / 60V - situação idêntica encontrada numa segunda mala de baterias do veículo). Esta química sofre mais frequentemente de problemas aleatórios de autodescarga, daí a importancia do balanceamento por parte do BMS.
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  • Gosto do facto de o motor não ser incorporado na roda.
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  • Exacto. Essa é uma das features que mais me agrada nas Govecs.

    Do ponto de vista da conversão de energia eléctrica em energia mecânica é mais eficiente particularmente em arranques e a baixa rotação quando comparado com um motor hub.

    A desvantagem é que o motor ocupa o espaço onde habitualmente estão baterias instaladas numa scooter.
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  • Células 18650 sem refrigeração duram muito pouco.
    E tal como nos Leafs esse pack não gosta minimamente de calor ao contrário do que estão habituados com as LiFePO4.
    Como a bateria é removível ao fim do dia no verão sempre dá para meter no frigorífico (assim haja espaço).
    RJSC
     
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  • O Jorge Rocha comentou que estas scooters estão todas equipadas com controladores Sevcon Gen4 Size 4.

    A confirmar-se esta informação tenho alguma dificuldade em entender a escolha do fabricante.

    Sempre pensei que as Govecs estivesses muito bem equipadas com um Sevcon Gen4 Size 2.

    Especificações de potência dos dois modelos do controlador de motor:

    Sevcon Gen4 Size 2 de 72V:
    Potência nominal (1 hora): 5,4KW
    Potência de pico (2 min): 13KW
    Boost (10 sec): 15,5KW

    Sevcon Gen4 Size 4 de 72V:
    Potência nominal (1 hora): 10KW
    Potência de pico (2 min): 25,2KW
    Boost (10 sec): 30,2KW

    O motor da scooter tem uma potência nominal de cerca de 3KW.

    O Sevcon Gen4 Size 4 de 96V a 120VDC (150V DC Max) podia equipar uma Vectrix.

    A desvantagem da escolha do Size 4 em relação ao Size 2 é o preço (500 Euros mais caro) e a falta de resolução na conversão ADC das leituras das correntes no motor nas fases do motor que são sempre muito baixas para o modelo do controlador usado.

    Usando o modelo correcto de controlador (Size 2) a scooter seria menos dispendiosa (uma das principais críticas ao modelo) e mais agradável de conduzir sem qualquer impacto nas prestações ou fiabilidade.

    Quando se usa a scooter notam-se alguns sobressaltos bruscos na resposta ao acelerador que ilustram o que comentei acima.
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  • O Jorge enviou-me uma mensagem ontem confirmando que afinal as Govecs estão equipadas com o Sevcon Gen4 Size 2.

    Aqui fica a correcção.

    Obrigado Jorge.
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