Vectrix Vx1 - 60 Ah - JASMIM


  • Inicio este diário de bordo para apresentar a minha nova mota.
    Como muitos sabem tinha uma Vectrix NIMH com a qual fiz cerca de 7 000 km em pouco mais de 8 meses. A autonomia necessária de início era suficiente, mas com o passar do tempo queremos andar cada vez mais. Pois...
    Tive a oportunidade de comprar uma Li+ cujo pack de bateria não estava nas melhores condições. O objetivo era recuperar esse pack. Mas após análise mais aprofundada cheguei à conclusão que era melhor investir num pack novo.
    Todo o projeto está detalhado aqui:
    viewtopic.php?f=19&t=24276

    Ontem foi dia de ir buscar a mota. Foram 65 km até casa a velocidades entre os 60 e 70 km/h. Que sensação fazer estes km "todos" e chegar ao destino ainda com km para dar e vender! :D

    Ainda não está totalmente pronta dado que um dos módulos do BMS não está totalmente operacional. De qualquer forma posso andar com ela (finalmente!).
    Entretanto virão fotos e relatos. :)
    Vectrix Vx Li+ - 60 Ah
    Nissan Leaf
    Toyota Prius Plug-in
    Microprodutor

    www.eletricar.pt
    jasmim
     
    Mensagens: 264
    Registado: 18 mai 2014, 21:53
    Localização: Santa Maria da Feira


  • Muitos parabéns e bons km 8-)
    Avatar do Utilizador
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira


  • Parabéns mais uma vez pela tua nova montada e pelo overhauling efectuado.

    Faço votos para que continues a sentir o mesmo gozo com a mobilidade eléctrica.
    Imagem
    Avatar do Utilizador
    MVS
     
    Mensagens: 677
    Registado: 16 mai 2014, 07:15
    Localização: Porto


  • Ontem fiz 83 km. Mais uma vez digo: é fantástico fazer km e km e chegar a casa sem problema de autonomia! :D
    Será que daqui uns tempos me vou queixar que 150 km de autonomia já não me satisfazem??? :mrgreen:

    As diferenças de maior que vejo em relação à NIMH são:
    - obviamente a autonomia
    - maior maneabilidade. Se curvar na NIMH era um prazer, na Li ainda é melhor.
    - gostava mais da NIMH no que diz respeito à altura ao solo. Na Li estou ligeiramente mais alto, tenho que levantar ligeiramente os calcanhares, quando na NIMH pousava perfeitamente os 2 pés no chão. Será do maior peso das baterias da NIMH?
    - A Li+ permite ver os Ah gastos instantaneamente e assim ajudar a preservar as baterias.
    - A estimativa da autonomia é bastante fidedigna. Na NIMH, é simbólico.

    Para consulta futura fica aqui a informação que a mota tinha 42 500 km quando levou este novo pack de baterias.
    Editado pela última vez por jasmim em 23 fev 2015, 10:28, num total de 1 vez.
    Vectrix Vx Li+ - 60 Ah
    Nissan Leaf
    Toyota Prius Plug-in
    Microprodutor

    www.eletricar.pt
    jasmim
     
    Mensagens: 264
    Registado: 18 mai 2014, 21:53
    Localização: Santa Maria da Feira


  • Agora é que vai ser somar km :mrgreen:

    E quanto tempo demora a carregar ?
    Avatar do Utilizador
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira


  • É sempre muito bom ver os utilizadores de VE's satisfeitos com seus veículos.

    Já te tinha dito e volto a repetir, "essa mota curva bem de mais para mim".
    Em 42.000Km que fiz numa Honda NSR 50R dos meus 16 aos 18 anos, devo ter ido bem mais de 10 vezes ao chão. Metade das vezes foi em curva, com velocidade a mais para o tipo de estrada. Os estribos andavam sempre a roçar no alcatrão durante as curvas, e era esse o meu limite físico! Por ser tão tolo, ou por gostar tanto de curvar com aquela motinha, resolvi que deveria acalmar-me, e optei por comprar carro, logo após ter tirado a carta de carro e de mota.
    Hoje em dia até agradeço que a mota não curve tão bem para não me dar a tentação de voltar a deitar-me nas curvas. Mas continuo a gostar de o fazer, e senti isso quando andei nessa tua Vectrix.

    De facto, ter um monitor com consumos instantâneos (em Amperes, neste caso) favorece muito no controle do acelerador.
    Ter a possibilidade de visualizar a leitura da tensão das células mais alta e mais baixa, também é fantástico.

    Tens aí uma excelente mota! Estima-a para que seja para a vida!

    Muitos e bons kms.
    Avatar do Utilizador
    Jorge Rocha
     
    Mensagens: 410
    Registado: 18 mai 2014, 23:56


  • jasmim Escreveu:Ontem fiz 83 km. Mais uma vez digo: é fantástico fazer km e km e chegar a casa sem problema de autonomia! :D
    Será que daqui uns tempos me vou queixar que 150 km de autonomia já não me satisfazem??? :mrgreen:


    A autonomia é sempre insuficiente porque é da condição humana: Eternamente insatisfeita.
    Pela minha experiência, tudo o que seja acima de 100Km/120Km de autonomia já é satisfatório. Abaixo do 70 Km é muito mau.
    Numa cidade média/grande, fazem-se 70Km sem se dar por isso.
    afreitas
     
    Mensagens: 724
    Registado: 10 mai 2014, 02:56


  • MRider Escreveu:Agora é que vai ser somar km :mrgreen:

    E quanto tempo demora a carregar ?

    Demora muito dado que o carregador está configurado para 750w. Creio ter descoberto como regulá-lo mas ainda não experimentei, nem sei se vai ser possível enquanto não substituir o módulo do BMS avariado.
    Vectrix Vx Li+ - 60 Ah
    Nissan Leaf
    Toyota Prius Plug-in
    Microprodutor

    www.eletricar.pt
    jasmim
     
    Mensagens: 264
    Registado: 18 mai 2014, 21:53
    Localização: Santa Maria da Feira


  • Hoje fiz 117 km divididos em 55km + 62 km sem carga intermédia. A viagem foi 80 % em estradas praticamente planas a velocidades constantes entre 55 e 60 km/h. Deu para ver que nestas condições a mota consumia entre 20 e 30 ah.
    Ao sair de casa, o CB indicava uma autonomia de 130km. Mas nos primeiros km de andamento rapidamente foi indicando 95/100 km de autonomia estimada. Ao longo do percurso pude constatar que entre os km percorridos e a autonomia estimada, as contas batiam certas com a indicação do início da viagem, os tais 95/100 km. Quando a última barra desapareceu indicava 5 km de "Est. Range". Chegado a zero, eu tinha percorrido 95km, mais precisamente 94,6 km. A partir daí continuei a viagem tendo mais 22 km sem qualquer tipo de anomalia.
    Parece que nestas condições não será difícil chegar aos 150 km de autonomia.
    Quando o módulo do BMS for substituído e as temperaturas ambientes subirem creio que os resultados superarão as minhas melhores expetativas.
    Vectrix Vx Li+ - 60 Ah
    Nissan Leaf
    Toyota Prius Plug-in
    Microprodutor

    www.eletricar.pt
    jasmim
     
    Mensagens: 264
    Registado: 18 mai 2014, 21:53
    Localização: Santa Maria da Feira


  • Muito bom parabéns
    Avatar do Utilizador
    MRider
     
    Mensagens: 896
    Registado: 19 mai 2014, 00:05
    Localização: Ilha da Madeira

Próximo


Voltar para Diários de bordo




Informação
  • Quem está ligado:
  • Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes
cron